Notícia

Lula defende América Latina independente contra “fala grossa” externa

Compartilhar:
Cover Image

Em eventos com estudantes, presidente sugere doutrina latino-americana.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

A declaração foi neste sábado (18) durante evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (COPO), em São Bernardo do Campo (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que projetos comuns de educação envolvendo todos países da América Latina garantirão mais independência para a região. Dessa forma, segundo o presidente, se evitará que “presidente de outro país” ouse falar grosso com o Brasil.

A declaração foi neste sábado (18) durante evento com estudantes da Rede Nacional de Cursinhos Populares (COPO), em São Bernardo do Campo (SP).

Ao falar que não existe país no mundo que tenha se desenvolvido sem antes investir na educação, Lula disse que este é um desafio que abrange vários outros países.

Ele lembrou que, por esse motivo, o governo brasileiro está desenvolvendo várias parcerias com países africanos; países de língua portuguesa; e com países da América Latina.

“Fizemos também a Universidade da América Latina em Foz do Iguaçu. Queremos formar uma doutrina latino-americana, com professores e estudantes latino-americanos, para sonhar que nosso continente um dia seja independente, e que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o país, porque não vamos aceitar”, disse o presidente.

Venezuela

A fala de Lula ocorre em meio a ações anunciadas pelos Estados Unidos contra a Venezuela, sob a justificativa de combate ao tráfico de drogas. Segundo a imprensa norte-americana, o Exército do país já teria lançado seis ataques contra embarcações, assassinando dezenas de pessoas.

Na quarta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou ter autorizado a CIA, agência de inteligência norte-americana, a conduzir operações secretas na Venezuela.

Em resposta, o governo Maduro declarou que os EUA estão trabalhando por uma “mudança de regime” na Venezuela, e prometeu denunciar as ações no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante plenária nacional nessa semana, a Central Única do Trabalhadores (CUT) brasileira aprovou moção de repúdio à postura dos Estados Unidos e afirmou que trata-se de uma ameaça à paz de toda a América Latina

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Dino aprova plano do Congresso e libera pagamento de emendas

Câmara e Senado irão indicar parlamentares responsáveis pelas emendas

Saiba mais
Cover Image

Estudantes visitam Câmara e entregam cartas pedindo melhorias para a escola

Alunos da Escola Municipal Julio Fernandes Colino estiveram na Câmara, na manhã desta segunda-feira (09)

Saiba mais
Cover Image

Caravina prestigia Fejuna e reforça compromisso com Nova Andradina

41ª edição da Fejuna em Nova Andradina, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural do município e do Vale do Ivinhema.

Saiba mais
Cover Image

Aprovado projeto que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Mato Grosso do Sul

A proposta transforma a campanha em uma ação oficial, permanente e com maior alcance na prevenção aos incêndios florestais no Estado

Saiba mais
Cover Image

Zeca do PT pede novo transformador de energia para assentamento em Três Lagoas

Deputado estadual Zeca do PT apresentou indicação solicitando um levantamento junto à Concessionária Energética Elektro

Saiba mais
Cover Image

Com articulação do deputado Pedrossian Neto, reabertura do Morenão avança e termo de concessão entre governo, UFMS e Federação de Futebol deve ser assinado nos próximos dias

A reabertura do Estádio Morenão avançou com a articulação do deputado estadual Pedrossian Neto

Saiba mais