Notícia

Tatu-Canastra de 40kg é o maior já capturado no Parque do Pombo em 14 anos

Compartilhar:
Cover Image

Projeto Tatu-Canastra, desenvolvido pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS).

Foto: Divulgação

O Projeto Tatu-Canastra no Cerrado é uma parceria entre o ICAS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas

O Projeto Tatu-Canastra, desenvolvido pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) e realizado no Parque Natural Municipal do Pombo, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizou a captura do maior tatu-canastra já registrado no local em 14 anos de pesquisa.

O animal, que pesa 40 kg e mede 1,57 m, já era conhecido pela equipe do projeto e foi registrado mais de 25 vezes por armadilhas fotográficas, incluindo um registro em junho de 2022, quando os equipamentos foram instalados.

A captura do animal ocorreu na borda do parque, próxima a uma propriedade privada, o que possibilitará um estudo mais aprofundado sobre os movimentos da espécie ao sair da área protegida. Para garantir a segurança do animal e da equipe, a contenção e o transporte exigiram o esforço de cinco pessoas.

Gabriel Massocato, biólogo e coordenador do Projeto Tatu-Canastra no Cerrado e no Pantanal, explicou que já era sabido que o tatu-canastra vive tanto dentro quanto fora do Parque do Pombo, com base em um mapa de distribuição desenvolvido pelo projeto. “O parque representa o maior fragmento de Cerrado da região e um dos maiores de Mato Grosso do Sul, e acreditamos que os tatus estão constantemente entrando e saindo dessa área”, afirmou.

Através do uso de transmissores de GPS, o estudo busca entender os trajetos percorridos pelo tatu-canastra e identificar as áreas que o animal utiliza ao longo do tempo, como locais de alimentação, descanso e abrigo. Isso inclui áreas fora da unidade de conservação, como propriedades particulares, pequenas reservas e corredores naturais ao redor do parque.

A nova fase do projeto também envolve a colaboração com proprietários de terras vizinhas, com o objetivo de estabelecer parcerias para proteger a espécie. O fiscal ambiental responsável pela gestão do Parque do Pombo, Flávio Henrique Fardin, destacou a importância da criação de corredores ecológicos entre o parque e as propriedades particulares. “É fundamental que as áreas de reserva legal, corredores ecológicos e áreas de preservação permanente estejam protegidas contra ameaças, como incêndios e a introdução de espécies exóticas”, afirmou.

Massocato também ressaltou que o tatu-canastra não representa riscos para os fazendeiros. Pelo contrário, a presença do animal pode ser benéfica, uma vez que ele se alimenta de formigas e cupins, ajudando a controlar populações desses insetos que podem prejudicar a produtividade das pastagens. “Ter um tatu-canastra na propriedade é uma boa oportunidade para todos”, completou.

O Parque Natural Municipal do Pombo é o maior remanescente de vegetação de Cerrado da região, com mais de 80 km² de mata nativa preservada. Ele é um dos principais refúgios do tatu-canastra. O Projeto Tatu-Canastra no Cerrado é uma parceria entre o ICAS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas, com o objetivo de proteger a espécie, que está ameaçada de extinção, e promover a conservação do bioma Cerrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Inclusão Verde: Mato Grosso do Sul inova ao inserir a agricultura familiar no mercado de crédito de carbono

Representantes da universidade, APO-MS, secretário Jaime e Humberto, da Semadesc e diretor da Agraer Washington foram conhecer o projeto no assentamento

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura inicia ações em alusão ao Mês da Mulher com campanha de trânsito “Mulher ao Volante, Respeito Constante”

Ações em alusão ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional da Mulher

Saiba mais
Cover Image

Investimentos do Governo de MS em infraestrutura impulsionam desenvolvimento de Água Clara

A primeira obra contempla a pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro Mangaba

Saiba mais
Cover Image

MS lidera redução de emissões com etanol e avança em transição energética, aponta relatório da FGV

"O etanol brasileiro pode contribuir para a descarbonização do mundo e esse resultado é muito bem sinalizado no relatório da FGV", comentou o secretário Jaime Verruck

Saiba mais
Cover Image

Maio Laranja: Mais escolas com panfletagem e palestra lúdica

Nesta quarta-feira, 28 de maio, às 8h, haverá uma passeata para alertar a população sobre a campanha

Saiba mais
Cover Image

Agraer, Embrapa e Iagro reforçam prevenção à gripe aviária com foco na agricultura familiar

O objetivo é orientar pequenos produtores sobre protocolos de biosseguridade e biossegurança

Saiba mais