Notícia

Tatu-Canastra de 40kg é o maior já capturado no Parque do Pombo em 14 anos

Compartilhar:
Cover Image

Projeto Tatu-Canastra, desenvolvido pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS).

Foto: Divulgação

O Projeto Tatu-Canastra no Cerrado é uma parceria entre o ICAS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas

O Projeto Tatu-Canastra, desenvolvido pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) e realizado no Parque Natural Municipal do Pombo, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizou a captura do maior tatu-canastra já registrado no local em 14 anos de pesquisa.

O animal, que pesa 40 kg e mede 1,57 m, já era conhecido pela equipe do projeto e foi registrado mais de 25 vezes por armadilhas fotográficas, incluindo um registro em junho de 2022, quando os equipamentos foram instalados.

A captura do animal ocorreu na borda do parque, próxima a uma propriedade privada, o que possibilitará um estudo mais aprofundado sobre os movimentos da espécie ao sair da área protegida. Para garantir a segurança do animal e da equipe, a contenção e o transporte exigiram o esforço de cinco pessoas.

Gabriel Massocato, biólogo e coordenador do Projeto Tatu-Canastra no Cerrado e no Pantanal, explicou que já era sabido que o tatu-canastra vive tanto dentro quanto fora do Parque do Pombo, com base em um mapa de distribuição desenvolvido pelo projeto. “O parque representa o maior fragmento de Cerrado da região e um dos maiores de Mato Grosso do Sul, e acreditamos que os tatus estão constantemente entrando e saindo dessa área”, afirmou.

Através do uso de transmissores de GPS, o estudo busca entender os trajetos percorridos pelo tatu-canastra e identificar as áreas que o animal utiliza ao longo do tempo, como locais de alimentação, descanso e abrigo. Isso inclui áreas fora da unidade de conservação, como propriedades particulares, pequenas reservas e corredores naturais ao redor do parque.

A nova fase do projeto também envolve a colaboração com proprietários de terras vizinhas, com o objetivo de estabelecer parcerias para proteger a espécie. O fiscal ambiental responsável pela gestão do Parque do Pombo, Flávio Henrique Fardin, destacou a importância da criação de corredores ecológicos entre o parque e as propriedades particulares. “É fundamental que as áreas de reserva legal, corredores ecológicos e áreas de preservação permanente estejam protegidas contra ameaças, como incêndios e a introdução de espécies exóticas”, afirmou.

Massocato também ressaltou que o tatu-canastra não representa riscos para os fazendeiros. Pelo contrário, a presença do animal pode ser benéfica, uma vez que ele se alimenta de formigas e cupins, ajudando a controlar populações desses insetos que podem prejudicar a produtividade das pastagens. “Ter um tatu-canastra na propriedade é uma boa oportunidade para todos”, completou.

O Parque Natural Municipal do Pombo é o maior remanescente de vegetação de Cerrado da região, com mais de 80 km² de mata nativa preservada. Ele é um dos principais refúgios do tatu-canastra. O Projeto Tatu-Canastra no Cerrado é uma parceria entre o ICAS e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) de Três Lagoas, com o objetivo de proteger a espécie, que está ameaçada de extinção, e promover a conservação do bioma Cerrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Mega da Virada: ganhador não resgata prêmio e perde mais de R$ 1,4 milhão

O valor que não foi resgatado pelo apostador será repassado integralmente ao Fies

Saiba mais
Cover Image

Três Lagoas realiza 10ª edição da Feira do Peixe

O evento será realizado na Feira Central, das 6h às 18h, e oferecerá pescados frescos, de qualidade e com preços acessíveis à população

Saiba mais
Cover Image

Prefeitura de Três Lagoas avança em diálogo com feirantes e define novas ações para fortalecer a FeiraTrês

A presidente da FeiraTrês, Aline Salviano, celebrou o diálogo aberto e a receptividade da gestão municipal

Saiba mais
Cover Image

Após ser fechado por superfaturamento, RU de Três Lagoas reabre depois de nove meses

O fechamento do restaurante na UFMS Campus Três Lagoas levou a comunidade estudantil a realizar manifestações e até enfrentar processos vindos da Universidade

Saiba mais
Cover Image

Governo do Estado investe em acessos estratégicos para impulsionar setor da celulose em MS

O objetivo da obra é garantir suporte logístico ao avanço do Projeto Sucuriú, da Arauco do Brasil, megainvestimento no setor de celulose

Saiba mais
Cover Image

Queixadas na pista podem ter provocado acidente aéreo no Pantanal

Ao avistar os porcos na pista, o piloto teria tentado arremeter a aeronave, momento em que o avião perdeu força, caiu e pegou fogo

Saiba mais