Notícia

Projeto de Caravina propõe limitação e alongamento da dívida dos consignados de servidores

Compartilhar:
Cover Image

Deputado estadual Caravina.

Foto: Divulgação

A iniciativa segue os moldes da legislação federal (Lei 14.509/2022), que regula os empréstimos consignados para trabalhadores do setor público e privado

O deputado estadual Caravina apresentou, nesta quinta-feira (27), o Projeto de Lei 70/2025, que estabelece um limite de 45% para descontos consignados facultativos em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais. O principal diferencial da proposta é a possibilidade de alongamento da dívida para aqueles que já ultrapassam esse percentual, permitindo que os servidores voltem a receber mais da metade dos seus rendimentos.

A iniciativa segue os moldes da legislação federal (Lei 14.509/2022), que regula os empréstimos consignados para trabalhadores do setor público e privado. No entanto, o projeto de Caravina traz um mecanismo específico para evitar que servidores endividados sejam prejudicados: ao invés de uma redução imediata dos descontos, a nova regra possibilita a renegociação e diluição do saldo devedor, garantindo mais previsibilidade financeira aos servidores.

“Nosso objetivo é criar um equilíbrio entre a necessidade de controle do endividamento e a proteção financeira dos servidores. Com o alongamento da dívida, vamos permitir que os servidores voltem a receber parte dos seus salários e tenham melhores condições financeiras para reorganizar seus compromissos”, explica Caravina.

Além da limitação do percentual de desconto, o projeto determina que as instituições financeiras ofereçam opções de renegociação compatíveis com a nova regra, facilitando o acesso a condições mais vantajosas de pagamento. Dessa forma, a proposta não apenas estabelece um teto para os consignados, mas também cria alternativas para aqueles que já comprometeram parte significativa de sua renda.

O PL 70/2025 agora segue para análise na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde será debatido entre os parlamentares. Caso aprovado, a medida trará mais segurança para os servidores públicos estaduais, garantindo um controle responsável do crédito consignado sem comprometer sua estabilidade financeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Deputado propõe lei para agendar data e turno de entregas no Mato Grosso do Sul

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)

Saiba mais
Cover Image

Deputados de MS lamentam perda do Papa Francisco e reconhecem legado do pontífice

Pedro Kemp (PT) enalteceu a dedicação do pontífice com a justiça social e o fim do preconceito

Saiba mais
Cover Image

Após taxação, deputado de MS rasga moção de apoio a Trump

Medida havia sido aprovada por ampla maioria em novembro do ano passado. Bolsonaristas atribuem a Lula a culpa pelo tarifaço

Saiba mais
Cover Image

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

Após passarem pela corregedoria, onde as imagens serão analisadas, os processos voltarão à Mesa Diretora para, então, irem ao Conselho de Ética

Saiba mais
Cover Image

Zeca pede melhorias na rede de água, cascalhamento e patrolamento em comunidade de Rochedo

O objetivo das propostas de Zeca é atender as necessidades dos moradores e produtores locais da comunidade Pira-Parque

Saiba mais
Cover Image

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo por coação

Denúncia foi feita no inquérito do STF que trata de atuação nos EUA

Saiba mais