Notícia

Clínica da Criança ampliou em 118% número de vagas para terapias em junho

Compartilhar:
Cover Image

O maior crescimento foi registrado na área de terapia ocupacional

Foto: Divulgação

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia

O mês de junho marcou um avanço expressivo na oferta de terapias multiprofissionais destinadas ao público infantil de Três Lagoas. Com a chegada de novos profissionais, a Clínica da Criança registrou um aumento significativo no número de vagas em quatro especialidades, beneficiando dezenas de famílias que aguardavam por atendimento.

A ampliação faz parte de um esforço contínuo da atual gestão para fortalecer a rede de cuidados à infância, conforme o compromisso firmado no plano de governo do prefeito Dr. Cassiano Maia, voltado à melhoria da eficiência nos atendimentos a crianças com deficiência e autismo.

O maior crescimento foi registrado na área de terapia ocupacional, que teve um salto de 118% na capacidade de atendimento, passando de 55 vagas, para 120, após a incorporação de duas novas terapeutas à equipe.

Psicologia também recebeu reforço com duas novas profissionais, o que permitiu uma ampliação de 66% na oferta, aumentando de 90 para 150 vagas. Já na área da fisioterapia, houve aumento de 33%, passando de 60 para 90 vagas e para fonoaudiologia, de 78 para 90 atendimentos – aumento de pouco mais de 15% -, graças à rotatividade natural nas filas de espera, com altas terapêuticas e desistências.

Atualmente, a Clínica da Criança mantém atendimentos regulares a cerca de 450 pacientes semanais nas quatro especialidades. A coordenadora da unidade, enfermeira Rafaela Horta, destaca que o funcionamento das filas obedece à dinâmica do tipo de terapia. Em áreas como psicologia, onde os tratamentos são contínuos e podem durar anos, as vagas se renovam com menos frequência.

“Temos crianças que estão em acompanhamento há três anos. Quando um paciente recebe alta, abrimos a vaga. Mas cada novo ingresso é incerto quanto ao tempo de permanência, pois depende da evolução individual de cada caso”, explicou Horta.

No caso da fisioterapia, o giro é mais ágil. “Alguns pacientes necessitam apenas de dez sessões. Isso faz com que, semanalmente, haja liberação de vagas, mesmo mantendo os 90 atendimentos ativos com três fisioterapeutas”, afirma Rafaela. A fonoaudiologia segue lógica semelhante, com sessões contínuas e alta rotatividade.

De acordo com o a secretária da SMS, Juliana Salim, “a ampliação reflete um esforço concreto da gestão municipal em garantir acesso mais rápido e eficiente às terapias fundamentais para o desenvolvimento infantil. A meta, conforme estabelecido no plano de governo, é assegurar que crianças com deficiência ou transtornos do espectro autista recebam acompanhamento qualificado, com estrutura adequada e equipe técnica fortalecida”, ressaltou a gestora.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Comentários

sem comentários

Faça login ou cadastro para poder comentar

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cover Image

Programa ‘Remédio em Casa’ faz quase 500 entregas diárias em Mato Grosso do Sul

Governo leva medicamentos de uso contínuo diretamente aos pacientes, garantindo comodidade e adesão ao tratamento

Saiba mais
Cover Image

Dengue recua em MS, mas avanço da Chikungunya acende alerta de que cuidados precisam ser mantidos

O cenário, mapeado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é baseado no comparativo dos Boletins Epidemiológicos da Semana 13 deste ano em relação ao anterior

Saiba mais
Cover Image

Juliana Rodrigues Salim é nomeada Secretária de Saúde da Prefeitura de Três Lagoas

Juliana assume a pasta com o compromisso de fortalecer as políticas de saúde do município e ampliar o cuidado com a população três-lagoense

Saiba mais
Cover Image

Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes

Governo do Estado vem reescrevendo essa realidade com uma estratégia concreta de regionalização do cuidado e expansão dos serviços de TRS (Terapia Renal Substitutiva), ancorada no SUS (Sistema Único de Saúde)

Saiba mais
Cover Image

ATENÇÃO TUTORES – Castramóvel estará na Vila Piloto a partir de segunda-feira (07)

Nesta fase, o trailer da SMS estará alocado na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Vila Piloto, com previsão de atendimento até 1º de agosto

Saiba mais
Cover Image

Em menos de um ano, Mato Grosso do Sul alcança 4º lugar nacional em transplantes de fígado

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, destaca que o desempenho de Mato Grosso do Sul é fruto de planejamento, qualificação técnica e integração entre instituições

Saiba mais