Na manhã desta segunda-feira, 21 de julho, o prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, recebeu em seu gabinete representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) para discutir pautas essenciais voltadas à melhoria do atendimento e cuidado com crianças e adolescentes autistas no município.
Essa pauta é uma das causas prioritárias do governo: a inclusão e o fortalecimento da rede de terapias multiprofissionais, como previsto no plano de governo. O encontro contou com a presença do chefe de gabinete, Adilson Freitas, e das diretoras da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Silvania Bersani e Cristiane Rocha o presidente da Câmara Municipal, Antonio Empke (Tonhão). Representando a AMA, participaram Neide Lima, Glaucia de Paula, Katia Izaias e Flavio Belchior, que trouxeram importantes demandas da associação.
Entre os temas debatidos, estiveram o andamento do processo de regularização do terreno que será destinado à futura sede da AMA, a ampliação dos atendimentos na Clínica da Criança, a construção da Clínica do CAPS Infantil e Adolescente (CAPS-IJ) e o credenciamento de novas clínicas especializadas, com o objetivo de ampliar a oferta de terapias e atendimentos médicos voltados ao público autista.
Durante a reunião, o prefeito destacou que desde o início de sua gestão vem estudando, com sua equipe, as melhores alternativas para estruturar um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo. “Estamos há sete meses construindo um novo modelo de cuidado, buscando fortalecer a nossa rede de atendimentos e garantir que a Clínica da Criança ofereça o máximo de terapias possíveis. O CAPS-IJ é uma conquista recente, que só foi possível graças ao foco e ao esforço de toda a gestão para não perder esse projeto essencial para Três Lagoas”, afirmou Dr. Cassiano.
A ampliação dos credenciamentos com clínicas especializadas também tem sido uma das prioridades da Prefeitura. “Precisamos entender exatamente o que falta na nossa rede e buscar modelos que funcionam em outras cidades. O nosso objetivo é criar um espaço inclusivo, que atenda não só as crianças, mas também as mães e famílias que vivem essa realidade diariamente”, completou o prefeito.
Para Neide Lima, mãe de autista e integrante da AMA, o encontro foi positivo e representou um avanço importante no diálogo com o poder público. “Desde que o Dr. Cassiano foi eleito, tivemos mais esperança. Ele é da área da saúde e isso nos deu confiança. Hoje, saímos da reunião com a certeza de que há um canal aberto de escuta e vontade real de avançar. Sentar e discutir com o prefeito o que pode ser feito já é um grande passo”, declarou.
Ao final da reunião, um novo encontro foi agendado para dar continuidade às pautas debatidas e acompanhar os encaminhamentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comentários
sem comentários
Faça login ou cadastro para poder comentar